Cá em casa somos contra o desperdício.
Por isso, em tempo de seca e não só, evitamos gastar água indevidamente, embora por parte dos nossos governantes não haja qualquer apelo nesse sentido.
Em Portugal, país de grande prosperidade e abundância, como todos sabemos não há o hábito de poupar. E como não poupamos nada, também não poupamos água.
Nos meus trajectos diários, continuo a ver água a escorrer pelas ruas devido a rebentamento de canos; regas municipais às três da tarde cujo repuxo está orientado para o alcatrão e não para os relvados ou flores, etc...
Curiosamente, apesar de, em Portugal, se ver nos telejornais todos os dias cenas dramáticas de culturas abortadas e animais moribundos, para nós, os citadinos, não há seca. Afinal, estamos só no princípio do Verão, e se Deus quiser há-de chover.
Usando de bom senso, regamos o nosso jardim de manhã muito cedo, ou só à tardinha.
Cá em casa, optamos por colocar casca de pinheiro nos canteiros para conservar a humidade por mais tempo, aproveitando também os restos de água limpa para usar nos vasos.
Eu e o pai insistimos com as nossas crianças, ensinando-lhes diariamente e na hora de lavar as mãos e os dentes que a torneira deve ser fechada; que quando se ensaboam no banho não precisam de ter a torneira aberta, não só porque se desperdiça, mas também porque é uma forma de as fazer perceber que se não fazemos um esforço de poupança nesses e noutros assuntos, então poderemos vir a ter problemas económicos para cumprir com os nossos compromissos.
É que o "meu" não estica, e apesar de tudo eu anseio para os meus filhos e netos um mundo muito melhor!!
3 comentários:
É triste que ainda haja muita gente completamente alheada com esta questão. Na nossa casa, colocámos uns caneletes na direção das beiras do telhado, para que a água da chuva seja encaminhada para uns depósitos que construimos debaixo do chão, para depois ser utilizada na rega do jardim. Assim poupamos água e dinheiro...
Nós temos poço, mas ainda assim e junto ao abrigo de jardim que o F. fez estão bidãos na direcção da caleira que está junto ao telhado, para que as águas da chuva sejam recolhidas e utilizadas por ex. na rega da horta.
Bravo! É em casa que começa o exemplo!
Enviar um comentário